Como a Agenda de Moda Global está mudando a maneira como pensamos sobre moda!
- Tchay Avila
- Nov 5, 2020
- 4 min read
Você sabe o é a Agenda de Moda Mundial (Global Fashion Agenda, aka GFA)?
É uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de mobilizar e orientar a indústria da moda para tomar medidas em relação à sustentabilidade e também alertar para maneira como nós consumimos.
Por não possuir fins lucrativos, ou seja, que não estar tentando mudar a indústria com base nos interesses do seu próprio negócio, fica muito mais fácil perceber credibilidade nos projetos que eles fazem.
O método de trabalho da GFA considera marcas e varejistas no centro de atuação para garantir mudanças e aumentar o desempenho de sustentabilidade da indústria em toda a cadeia de valor para que a sustentabilidade seja uma prioridade estratégica.
O que eles fazem?
Eles estão por trás da publicação anual Agenda CEO, bem como do evento de negócios sobre sustentabilidade na moda, o Sumário de Moda de Copenhagen, CFS, que lidera o movimento há mais de uma década.
A cada ano, o CFS reúne membros da indústria da moda, organizações multilaterais, associações da indústria, formuladores de políticas, entre muitos outros, para encontrar soluções comuns para acelerar a sustentabilidade social e ambiental. Além disso, atualmente esse é o principal fórum de sustentabilidade na moda com foco na colaboração da indústria e cooperação público-privada.
Já a Agenda CEO reflete oito prioridades delineadas como os desafios atuais mais importantes para a indústria enfrentar em conjunto e as mudanças necessárias para impulsionar o progresso em direção a um futuro sustentável, oferecendo uma orientação clara sobre onde concentrar seus esforços.
A Agenda do CEO divide-se em duas seções principais:
Prioridades principais para implementação imediata
Prioridades transformacionais para mudanças fundamentais que exigem fortes estruturas colaborativas e investimentos.
Cada prioridade é dividida em três parágrafos principais:
'Por que isso é importante?', oferecendo um resumo executivo do assunto da prioridade;
‘Onde estamos hoje?', compartilhando uma situação atual e;
‘O que precisa ser mudado?' observando os próximos passos para a indústria.
O que mais gosto nesse relatório é que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, estão listados em cada prioridade. Todo esse relatório é gratuito e está disponível online para que qualquer empresa, consumidor e profissional possa acessar.
Como o próprio título do projeto diz, os CEOs de marcas de moda são o principal público-alvo da Agenda CEO porque suas decisões podem gerar mudanças e, em última análise, afetar toda a cadeia de valor. Suas vozes têm o poder de fazer da sustentabilidade uma parte integrante de sua estratégia de negócios e, coletivamente, da indústria da moda como um todo.
A Agenda 2020 incentiva os CEOs a usar sua posição de poder para definir um curso ousado, criativo e voltado para o futuro, além de servir como um convite a outros atores, como investidores, fabricantes, governantes, pesquisadores, iniciativas e ONGs, para dialogarem com marcas de moda sobre qual é o caminho certo para uma indústria da moda mais sustentável.
Outro relatório incrível que a GFA publica anualmente é o Relatório de Pulso da Indústria da Moda, feito em parceria com o Grupo de Consultoria de Boston e a Aliança da Moda Sustentável, (mas isso é assunto para um único post pois essa ferramenta merece todas as honras e explicações necessárias)!
Marcas parceiras
Para ficar por dentro de quem é parceiro da GFA, talvez você já tenha ouvido falar da H&M, da Kering - dona de marcas como Gucci, Saint Laurent, Bottega Veneta, Balenciaga, Alexander McQueen - Li & Fung, Nike, Corporação Phillips-Van Heusen - empresa que possui marcas como Van Heusen, Tommy Hilfiger, Calvin Klein, IZOD, Arrow, Warner's, Olga, True & Co. e Geoffrey Beene - a Target e a Aliança da Moda Sustentável.
Como eu conheci a GFA?
A GFA é uma organização com tantos projetos e ações dentro do mercado de moda sustentável, que fica difícil não mencionar! Principalmente porque ela marcou o inicio da minha carreira na sustentabilidade, quando por meses sonhei em poder participar do Sumário de Moda de Copenhagen, CFS.
Na época a equação viagem para Copenhagen + CLT soava quase impossível pra mim, principalmente porque outubro, mês do evento, costuma ser crucial no desenvolvimento de coleções - e eu, como designer de uma grande empresa, não conseguiria viajar nessa época do ano!
Mas é como muitas pessoas dizem: “era um sonho; deu tudo certo”, e exatamente isso que aconteceu! Este foi o primeiro ano que o evento foi totalmente online e gratuito e eu fiz minha inscrição logo nos primeiros dias, marquei no calendário do Google, coloquei despertador para avisar 1 dia antes e peguei meu chimarrão para participar do meu primeiro CFS+ no mês passado.
O Covid19 trouxe muitos problemas mundiais, econômicos, sanitários... mas ele também trouxe o empurrão que eu precisava para recomeçar!
O evento foi incrível e teve participação do CEO da Chanel, designers com propósitos sociais, produtores de tecido da Índia, dentre tantos outros profissionais que assim como nós, estão buscando melhores práticas para nosso mercado. Pude aprender muito e anotei tudo para refletir em conteúdos por aqui, no LinkedIn e no IG.
Espero que vocês tenham gostado desse conteúdo e fiquem a vontade para fazer perguntas e comentários na caixinha abaixo :)
Não esqueçam de me seguir pelo @tchaydesign - toda semana posto alguma novidade sobre moda e sustentabilidade e vai ser um prazer poder conversar com vocês e trocar ideias por lá!
Beijos, até o próximo post!
Fontes:
https://www.globalfashionagenda.com
https://www.copenhagenfashionsummit.com
https://wordpress.globalfashionagenda.com/report/ceo-agenda-2020/
https://odsbrasil.gov.br
LITTLE, Tyler. The Future of Fashion: Understanding Sustainability in the Fashion Industry. Free Kindle instant preview: https://a.co/gJCiDyl
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