O programa da ONU para Moda Sustentável
- Tchay Avila
- Nov 26, 2020
- 3 min read
Que estamos à beira de uma mudança climática perigosa, todos já sabemos, né?!
O que muitos ainda não sabem é que, uma ação imediata é necessária também para que a moda esteja alinhada com o Acordo de Paris, e assim possa avançar para emissões líquidas zero até 2050.
Tudo começou no Acordo de Paris
O Acordo de Paris é um tratado que foi negociado em Paris durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em 2015. Esse tratado que rege medidas de redução de emissão de gases de efeito estufa. e entrou em vigor no nosso ano atual (2020), a fim de:
Conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC, preferencialmente em 1,5ºC, e
Reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio, num contexto de desenvolvimento sustentável.
O Acordo de Paris baseia-se na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC – sigla em inglês e - pela primeira vez - traz todas as nações em uma causa comum para empreender esforços ambiciosos para combater as mudanças climáticas e se adaptar aos seus efeitos, com maior apoio para ajudar os países em desenvolvimento a fazê-lo. Como tal, ele traça um novo curso no esforço climático global.
A Aliança para Moda Sustentável da ONU
A partir disso, o setor de Mudança Climática da ONU iniciou em 2019 um programa de ação climática específico para moda, para desenvolver uma posição coerente e unificada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O programa se chama Aliança para Moda Sustentável e visa conectar as diversas partes interessadas na indústria da moda, incluindo produtores de matéria-prima, produtores de têxteis, fabricantes de vestuário e marcas, para identificar novas áreas de ação e ampliar as iniciativas existentes que conectam a cadeia de valor.
A Aliança para a Moda Sustentável é uma iniciativa das agências das Nações Unidas e organizações aliadas, com o objetivo de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de ações no setor da moda.
Essa organização, sem fins lucrativos, trabalha para apoiar a coordenação entre os órgãos da ONU que trabalham na moda e na promoção de projetos e políticas que garantam que a cadeia de valor da moda contribua para o cumprimento das metas da ODS.
Mas o que é “moda” para Aliança?
Dentro do entendimento do que é Moda, estão inclusas empresas que fabricam roupas, couros e calçados, feitos de têxteis e produtos relacionados.
Acredita-se que um esforço conjunto de todo o setor pode levar a reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa e pode colocar a indústria da moda no caminho certo para alcançar as metas do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Objetivos da Aliança
Assim como em todas as organizações, a UNASF também possui propósitos e metas definidas, a fim de guiar a atuação da organização frente às demandas.

Esses objetivos nos ajudam a entender melhor a organização e como podemos nos aliar a ela para melhorias contínuas no nosso mercado.
Quando pensamos em sustentabilidade é preciso saber que ela abrange questões sociais, como melhorias nas condições de trabalho e remuneração dos trabalhadores, e ambientais, incluindo a redução de resíduos da indústria, e diminuições na poluição da água e as emissões de gases de efeito estufa.
Por meio da Aliança, a ONU se compromete a mudar o rumo da moda, reduzindo seus impactos ambientais e sociais negativos; e transformar a moda em uma impulsionadora da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
FONTES:
https://unfccc.int/climate-action/sectoral-engagement/global-climate-action-in-fashion
https://www.adaptation-undp.org/resources/link/un-alliance-sustainable-fashion
Commenti