Certificado B CORP: por que você deveria saber o que é
- Tchay Avila

- Oct 28, 2020
- 6 min read
Updated: Nov 5, 2020
(Ou consumir de empresas certificadas!)
Não existe fórmula mágica para que um indivíduo, país ou organização possa resolver sozinho os desafios ambientais que estamos enfrentrando. A colaboração é crucial - e as empresas podem e devem estar na frente de batalha, usando seus negócios para gerar impacto positivo para seus funcionários, comunidade e meio ambiente.
Falando em comunidade, já existe uma comunidade de empresas que acreditam nisso: no poder dos negócios como agentes de mudanças para ajudar a resolver esses desafios! Você já ouviu falar da Certificação B Corp?
A Certificação B ou B Corp ajuda os consumidores a identificar empresas que buscam criar valor para além do lucro! Essas empresas se comprometem a alcançar altos padrões de performance ambiental além de transparência pública em seus negócios e responsabilidade social para equilibrar propósito e lucros.
A B Corp pertence a uma organização sem fins lucrativos que foi criada em 2006 por 3 amigos que resolveram empreender em um novo modelo de negócio, dedicados a acelerar uma mudança de cultura organizacional. Para redefinir o que significa sucesso nos negócios e construir uma economia mais inclusiva e sustentável eles criaram o B Lab, que já possui 14 anos de atuação no mercado.
A B Lab já certificou
3585 empresas
150 Indústrias em
74 países
É importante comentar que a Certificação B Corp é diferente da Responsabilidade Social Empresarial, pois é uma certificação de terceiros, feita por uma avaliação, enquanto que a RSE diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações das empresas para com a sociedade em geral.
Como são dadas as certificações?
O primeiro passo para certificação é fazer uma avaliação gratuita oferecida pelo B Lab. Essa avaliação é feita de acordo com o tamanho e tipo de negócio e é dividida em até cinco áreas de impacto:
Governança
Trabalhadores
Comunidade
Meio Ambiente
Clientes
A avaliação equilibra a análise do impacto operacional e o modelo de negócios par entender se a empresa cria resultados positivos específicos para uma ou mais partes interessadas.
Para progredir com a Certificação B Corp, as empresas deve atingir uma pontuação de pelo menos 80 pontos (de 200).
O B Lab possui escritórios localizados na Pensilvânia, Nova York e Amsterdã e os requisitos e métricas são supervisionados pelo Conselho Consultivo de Padrões da própria empresa.
Por que é um certificado importante?
Para construir uma economia sustentável precisamos de um modelo de negócio que equilibre propósito e lucro. Uma economia sustentável é feita por todos que trabalham, compram, investem, aprendem ou ensinam sobre, e também por empresas que se esforçam para criar uma prosperidade compartilhada e durável para todos.
Identificar uma empresa B Corp é identificar uma organização interessada no sucesso dos acionistas e das outras partes (lembra: funcionários, comunidade, meio ambiente). Essa identidade ajuda as empresas a comunicar seus valores aos clientes, o que é particularmente benéfico já que reivindica um propósito!
Embora qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, estrutura legal ou setor, possa se tornar uma Corporação B, atualmente a maioria são pequenas e médias empresas privadas. As empresas que possuem o B Corp competem para ser as melhores para o mundo, para as pessoas e para o meio ambiente do qual depende nossa qualidade de vida.
Ao participar da certificação as empresas têm acesso às ferramentas do B Lab para ajudar na melhoria contínua das práticas sustentáveis já que é necessário refazer a avaliação a cada 3 anos, o que significa que elas precisam continuar a traçar metas de melhorias no decorrer do tempo.
Já existem incontáveis estudo que mostram o quanto as pessoas valorizam empresas que focam nos impactos sociais, ambientais e financeiros - principalmente nesse momento em que estamos caminhando para uma realidade pós-Covid. Um estudo de Harvard, mostra que as empresas mais responsáveis social e ambientalmente tiveram “menos retornos negativos que seus competidores”.
Lucros e propósito de mãos dadas
Com o crescente número de ações de marketing voltadas a mostrar as empresas como sustentáveis e responsáveis, é importante conseguir reconhecer aquelas que fazem tanto quanto falam. Com o certificado B Corp as empresas realmente éticas e sustentáveis conseguem reivindicar sua diferença autêntica.
Para empresas voltadas para um propósito maior que apenas lucro, essas formas alternativas de certificação fornecem uma oportunidade para comunicar melhor seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente.
A certificação não é obrigatória, ela é uma escolha, e o estudo de Harvard aponta que o crescimento explosivo do selo B Corp, está relacionado ao quanto o certificado ajuda as empresas a se destacarem no meio do greenwash. E, segundo Matt Karlesky, professor e pesquisador da Universidade do Sul da Florida, o selo B Corp ajuda os consumidores a encontrarem negócios e produtos que sejam verdadeiramente sociais e ambientalmente responsáveis.
De maneira geral, as certificações existem pois entende-se que esse elemento melhora a reputação das empresas. Inclusive os Millennials são mais propensos a escolher um ambiente de trabalho que se compromete com o meio ambiente e causas sociais.
Para as empresas, essas alternativas representam um desafio
Como os líderes podem estar preparados para garantir a competitividade de longo prazo?
Como os líderes podem pensar sobre sua estrutura organizacional fundamental quando procuram comunicar seus valores em um mercado barulhento de empresas mais convencionais?
Essas perguntas forçam as empresas a entender as implicações de suas operações e governança, incluindo a rede de fornecedores que também faz parte do negócio e precisam estar alinhados aos mesmos objetivos e propósitos, o que é especialmente importante na indústria da moda onde a distribuição de riquezas é desproporcional.
A industria da moda emprega mais de 60 bilhões de pessoas em todas as pontas do negócio e é também a mais complexa e difícil de “rastrear” e entender. Do plantio do algodão ou da extração do petróleo para produção do fio, tecelagem, modelagem, manufatura, distribuição e venda, até o final de vida do produto (que poderia ser uma camiseta) - ver um selo B Corp é uma afirmação de que essa rede de empresas e pessoas trabalharam de acordo com os valores da certificação.
Poder vislumbrar que todos os envolvidos tiveram condições de trabalho e salário dignos e que o meio ambiente foi preservado e cuidado desperta o desejo de consumir de quem tem essa certificação.
O surgimento de novas formas de organização exigirá a reinvenção do que (e quem) são os blocos de construção fundamentais dos negócios. Na verdade, o avanço de novas formas como o B Corp pode anunciar o início do que o sociólogo Jerry Davis chamou de ‘mudança tectônica’ para uma era em que as empresas usam negócios para reduzir a pobreza; algumas para restaurar o meio ambiente. Buscando criar um trabalho significativo com dignidade e propósito.
E não é isso que buscamos como seres humanos? Dignidade? Propósito? Conexão?
Marcas de moda - BRASILEIRAS! - que possuem o certificado B Corp
Reserva
Vestuário masculino e feminino, adulto e infantil
Certificado desde: janeiro de 2020
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Setor: atacado / varejo
Reserva é uma marca de moda masculina brasileira que nasceu em 2006 para transformar transformar a sociedade, valorizando as aspirações e capacidades humanas a partir de 3 pilares: tecnologia, funcionalidade e sustentabilidade. Atualmente, são 83 lojas nas principais capitais do Brasil, além de uma rede com mais de 1.500 lojas multimarcas em todo o país e quase 2.000 funcionários.
Vanessa Montoro
Roupas e Acessórios em Crochê de Seda Pura.
Certificado desde: dezembro de 2016
Local: São Paulo, São Paulo, Brasil
Setor: atacado / varejo
Para Vanessa, a empresa permite que as mulheres obtenham à sua disposição produtos atemporais e eternos que se ajustam ao seu estilo de vida.
Flavia Aranha
Roupas e acessórios femininos
Certificado desde: junho de 2016
Local: São Paulo, São Paulo, Brasil
Setor: Manufatura
Esta relação estreita entre toda a equipa, cada qual com os seus conhecimentos técnicos específicos, gera um ambiente interdisciplinar fundamental para a criação de produtos com identidade e qualidade. O networking é apresentado como um valor e permite que a relação entre a marca e os grupos de produtores seja vista horizontalmente.
Sapatos Insecta
Calçados ecológicos e acessórios
Certificado desde: junho de 2016
Local: São Paulo, São Paulo, Brasil
Setor: atacado / varejo
Os sapatos Insecta são sapatos veganos e ecológicos fabricados no Brasil. Eles transformam roupas vintage e até garrafas de plástico recicladas em sapatos. Das mais diversas texturas e designs desses sapatinhos abandonados, botas, oxfords, sandálias e chinelos que são todos veganos, tudo sem o uso de qualquer material animal.
Movin
Vestuário Ético e Inovador
Certificado desde: fevereiro de 2016
Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Setor: atacado / varejo
Propósito, sustentabilidade e simplicidade.
Movin® aposta em inovações que garantam a qualidade ambiental.
Movin® ganhou vários prêmios em categorias como modelo de negócios, design de produto e transparência / rastreabilidade.
Fontes:
The Fifth Estate https://www.thefifthestate.com.au/columns/spinifex/there-has-never-been-a-more-vital-time-to-be-a-b-corp/
Harvard Business Report https://hbr.org/2016/06/why-companies-are-becoming-b-corporations?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+harvardbusiness+%28HBR.org%29
B Corporation https://bcorporation.net
LITTLE, Tyler. The Future of Fashion: Understanding Sustainability in the Fashion Industry. Free Kindle instant preview: https://a.co/gJCiDyl




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