top of page

O que é economia circular?

  • Writer: Tchay Avila
    Tchay Avila
  • Jul 5, 2020
  • 3 min read

Quando falamos de economia circular, precisamos pensar em uma abordagem holística considerando os objetivos sociais e ambientais como fatores integrais na tomada de decisões. A empresa precisa entender que esse esforço se estende a todos os departamentos - desde manufatura até vendas, design, marketing e expedição. E com tudo que estamos vivendo atualmente é essencial que a gente possa refletir sobre novas formas de economia.

A reciclagem começa na nossa mentalidade! Repensando como fazer negócios de maneiras diferentes. Propositadamente. Conscientemente. Por isso que na busca por alternativas, acredito que a economia circular é um caminho em ressonância com propósito, mudanças e novas perspectivas de como criar artefatos.

O que é economia circular?


Economia circular é um modelo de negócios baseado em três princípios básicos: projetar sem desperdício, manter produtos e materiais em uso e regeneração da natureza. Cada um desses princípios abordam desafios em relação a recursos e sistemas que o negócio pode enfrentar hoje ou no futuro.


O planeta terra e seu ecossistema existe há bilhões de anos e existirá por muito mais. O ecossistema funciona de maneira circular: o desperdício de uma espécie é alimento de outra. A energia é fornecida pelo sol e as coisas crescem e morrem, os nutrientes retornam ao solo com segurança e começa tudo de novo.


No entanto, nós seres humanos adotamos uma abordagem diferente (linear): extraímos do ecossistema aquilo que precisamos, fabricamos e depois descartamos. Um telefone novo sai e abandonamos o antigo. Enjoamos de uma peça de roupa, jogamos fora e compramos outra.

Cada vez que fazemos isso, estamos desperdiçando recursos, geralmente ocasionando na produção resíduos tóxicos no meio ambiente. Um sistema que simplesmente não funciona a longo prazo, não é?


Conceitos



E se os bens de hoje se tornarem os recursos de amanhã? Faz sentido do ponto de vista comercial, não é mesmo?

Em vez disso nos acostumamos com a cultura de jogar fora e substituir. Uma solução talvez seja repensar a maneira como vemos a propriedade. E se nunca realmente possuíssemos nossas tecnologias? Imagine se os produtos fossem projetados para que voltassem para seus fabricantes, e o consumidor possa apenas licenciá-los. Seus materiais técnicos são reutilizados e suas partes biológicas devolvidas para terra, servindo de composto para o solo. E imagine que esses produtos possam ser fabricados e transportados usando energia renovável.



E as máquinas de lavar, móveis, geladeiras, roupas? Sabemos que eles não se biodegradam. Aqui estamos falando de outro tipo de repensar. Uma maneira de reciclar metais, polímeros e ligas, para que esses mantenham sua qualidade e continuem sendo úteis além do prazo de validade de produtos individuais. O modelo de economia circular adota o retorno do artefato e/ou a renovação do mesmo; onde produtos e componentes são projetados para serem desmontados e regenerados.



Se pensarmos que o modelo cíclico do ecossistema funciona, podemos mudar nossa maneira de pensar para também operarmos uma economia circular e isso começa com o ciclo biológico. Como nossos resíduos podem construir capital em vez de reduzi-lo? Repensando e redesenhando os componentes dos produtos e a embalagem fornecida, podemos criar materiais seguros e compostáveis ​​que ajudam a cultivar o solo. Podemos mudar o mindset para como costumam dizer nos filmes: "não foram perdidos recursos na confecção deste material".


Entender o conceito é muito mais simples do que aplicá-lo mas a boa notícia é que esse tipo de modelo de negócio gera prosperidade a longo prazo e já existem empresas por aí que estão começando a adotar esse modo de trabalhar.


A economia circular não é sobre a mudança e manufatura de um único produto. É sobre todas as empresas que formam nossa infraestrutura e economia interconectadas. É sobre energia e também é sobre repensar o próprio sistema operacional.

Temos uma oportunidade fantástica de abrir novas perspectivas com criatividade e inovação em vez de permanecermos presos às frustrações do presente. Podemos realmente repensar e redesenhar nosso futuro! Conte conosco para começar!

Comments


  • YouTube
  • Instagram
  • Spotify
  • LinkedIn

© Tchay Avila. Todos os direitos reservados

tchay@ammd.com.br

+55 51 99262 9962

São Paulo - SP / Brasil

bottom of page