Estudo etnográfico do meu guarda-roupas
- Tchay Avila

- Jun 24, 2020
- 3 min read
Updated: Jun 24, 2020
Quando foi a última vez que você disse “não tenho nada para vestir”? Esse pensamento já habitou nossas mentes em algum momento, seja na escolha da roupa para aquela reunião de trabalho, o look da festa ou o que vestir para ir ao parque tomar chimarrão com as amigas - em uma pandemia fica um pouco difícil lembrar como era fazer tudo isso, mas sim, essa época existiu!
Várias vezes me vi frustrada, em frente ao guarda-roupas, pensando "saco, não tenho roupa!". Isso só mudou depois que eu fiz um estudo etnográfico do meu armário e descobri que eu possuo mais de 130 peças, incluindo roupas e sapatos.
Ok, mas:
O que é etnografia?
Etnografia é um método utilizado pela antropologia para coletar dados com base em pesquisa de campo. Portanto a pesquisa etnográfica do nosso guarda-roupas é o estudo de tudo aquilo que há dentro dele com o intuito de entender nosso comportamento de consumo e como e por quê compramos certos estilos. Esse estudo também pode revelar traços de caráter e até mesmo crenças e valores.
Minha inspiração para esse projeto veio do curso que fiz início do ano; “Moda e Sustentabilidade: entender o mercado de luxo em um mundo em mudanças” da London College of Fashion (UAL). Desde lá muitas coisas mudaram em nossas rotinas e consumo (pandemia, Covid-19, lockdown). Mas hoje quero focar na metodologia que usei para fazer essa pesquisa e ensinar para você também pode fazer em sua casa.
Primeiro comecei organizando minhas roupas e sapatos por ano em que comprei e com que frequência eu as uso. Também analisei minhas peças favoritas e a peça mais cara do armário. Meu objetivo era descobrir o percentual de peças compradas nos últimos 5 anos e entender melhor meu comportamento de consumo nesse período.



O que eu aprendi
Depois de fazer o inventário encontrei alguns dados realmente interessantes:
O primeiro é o número de roupas que eu tenho: 90. Eu não estava ciente de ter tantas roupas;
Dessas 90 roupas, apenas 18 são de segunda mão, o que me fez pensar que devo mudar meus hábitos de consumo e comprar mais produtos de segunda mão no futuro;
Também percebi que eu uso apenas 23, dos 45 pares de sapatos que possuo, (pra que ter tanto?);
Fiz um levantamento de tudo que eu havia colocado para doação ou venda no ano de 2019 até então, e cheguei à marca de 21 itens no total.
É muito importante doar ou revender as roupas para garantir que elas não irão parar no lixo.

Outra coisa que descobri é que a maioria das minhas roupas foram feitas na China e Índia; o que não foi exatamente uma surpresa, visto que as grandes empresas de vestuário possuem suas produções nesses países. Mas isso me fez imaginar todas as pessoas que trabalharam para que essas roupas finalmente chegassem às minhas mãos - e quais as condições de trabalho dessas empresas.
Aprendi muito sobre minha personalidade ao analisar meu próprio guarda-roupa, gosto de roupas coloridas e reparei que não uso estampas! Um dado importante que descobri foi que meu consumo havia aumentado mais de 200% em 2019; por isso decidi usar melhor e com mais consciência aquilo que já tenho, inventando looks e combinações diferentes. Também decidi não comprar nada novo esse ano pois tenho muitas opções, (e com a quarentena tenho usado praticamente só moletom, legging e camisetas).

A longo prazo estou comprometida a consumir menos fast fashion e mais roupas de brechó ou mesmo de pessoas que produzem e criam localmente - sustentabilidade também é sobre manter a economia da nossa região e garantir pagamentos justos para estes trabalhadores!
Faça você mesmo
Guris e gurias, espero que vocês se sintam inspirados a fazer essa imersão no guarda-roupas de vocês e se descubram a partir de uma perspectiva diferente! Abaixo separei algumas perguntas que podem ajudar nesse projeto:
Quantos itens você tem (roupas, sapatos, bolsas, acessórios)?
Qual é o item mais antigo do seu armário e qual a sua idade? Por que você ainda o tem?
Qual é o item mais recente no seu armário e quando foi comprado?
Qual é a peça de roupa que você mais gosta?
Qual é a peça de roupa que você mais usa?
Com que frequência você compra roupas novas?
Com que frequência você doa roupas velhas?
Qual a porcentagem dos itens que você usa regularmente?
Se você já não usa mais um item, o que você faz com ele?
Que cor domina seu guarda-roupa? Você sabe por quê?
Com que frequência você lava suas roupas e como as lava?
Você pode adaptar essas perguntas para sua realidade e pular aquelas que não consegue responder!
Se você gostou desse conteúdo e fez a pesquisa, me conta como foi nos comentários! Compartilha com os amigos para que eles também possam participar - e se precisar, me chama! Será um prazer te ajudar!




Comments