🦨 Resgatei filhotes de gambá no meu pátio e te conto tudo sobre eles nesse vídeo!
- Tchay Avila
- Oct 25, 2021
- 3 min read
Semana passada resgatamos 6 filhotes de saruê / gambá aqui no pátio de casa! 2 dias depois salvamos outro - um total de 7!
Para ter sucesso na missão de mantê-los vivos, até o pessoal da secretaria do meio ambiente chegar, precisei fazer um intensivão e aprender o máximo possível sobre eles. O resultado? Esse vídeo lindo cheio de informações e vários videozinhos dos "meus filhotes" comendo papazinho.
Espero que gostem! Não esqueçam de se inscrever no canal e comentar se vocês já salvaram gambás, se já sabiam dessas infos ou se ficaram surpresos com as peculiaridades do único marsupial da América Latina!
EXTRA: Você sabe o que é um gambá? Aposto que quando leu a pergunta já imaginou no clássico “gambá” dos desenhos.
Aquele mesmo, preto com as listras brancas nas costas, que esguicha um líquido fedorento quando se sente ameaçado. Acertei?
E se eu te falar que aquele animal não é um gambá? Calma! Vou explicar. Existem os gambás e os cangambás. São animais de espécies totalmente distintas.
Gambás :
O gambá ou saruê é um mamífero marsupial. São animais de pequeno e médio porte.
As fêmeas possuem um marsúpio, que também chamamos de bolsa, onde os filhotes, que tem estágio incompleto no nascimento (prematuros), ficam protegidos e se alimentam até seu completo desenvolvimento.
Estes animais podem parecer com gigantescos ratos, mas ao contrário dos roedores, eles controlam as pragas urbanas. Os gambás se alimentam de animais peçonhentos, como escorpiões, cobras, lacraias, aranhas, entre outros.
Todos estes seres venenosos que colocam a vida da sua família em risco, não conseguem matar os gambás, pois eles possuem organismo imune à peçonha. São animais com hábitos noturnos, mas podem ser vistos durante o dia.
Uma das suas principais estratégias de defesa é fingir-se de morto (processo chamado de tanatose). Mas não é simplesmente ficar parado, eles mudam algumas características no funcionamento do corpo, como por exemplo, diminuindo a frequência cardíaca e respiratória e ficando realmente imóveis quando tocados ou movidos.
Esse período pode durar de 1 a 30 minutos. Se o saruê se sentir ameaçado, ele pode morder, e assim como todo mamífero, transmitir doenças.
Prendê-los, comercializá-los, maltratá-los ou matá-los é crime passível de multa e prisão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9605/98.
Cangambás :
Os cangambás são mamíferos mas não são marsupiais, o que já indica que não são a mesma espécie. São encontrados em bosques ou campinas. Há espécies nas Américas, incluindo o Brasil.
Conhecidos aqui como o zorrilho, jaratataca ou também por doninha-fedorenta.
Quando se sente ameaçado levanta a cauda e as patas traseira e libera um jato de líquido fétido, produzido pelas glândulas localizadas no ânus. Este jato pode chegar a 3 metros de distância. Esse líquido não é produzido constantemente, só em último caso.
Além do cheiro desagradável, causa ardência nas narinas e nos olhos, tontura e enjoo, o que ajuda a atordoar os predadores permanecendo ativo por muito tempo. Essa é a sua principal estratégia de defesa.
A secreção expelida pelo cangambá é composta por uma mistura de substâncias químicas contendo enxofre. É tão poderosa que pode ser sentida a mais de 5 km pelo nariz humano, se tiver a favor do vento.
Esses animais possuem os pelos com tonalidades escuras, porém no dorso podemos ver duas largas listras brancas que vão da cabeça até a cauda.
Possuem o peso médio de 4 kg e medem até 75 cm de comprimento.
Bora começar uma amizade? Não esquece de se inscrever e ficar por dentro dos próximos videos! 😍 Eu fico super feliz e comemoro cada pessoa que chega aqui.
Meu insta : http://instagram.com/tchay.avila
Comentarios