Design sistêmico e as complexidades do mundo atual
- Tchay Avila
- Jun 29, 2020
- 3 min read
Updated: Jul 1, 2020
Os desafios que estamos enfrentando atualmente estão se tornando cada vez mais complexos, e as formas convencionais de solução de problemas já não parecem mais funcionar. Nesta mudança o design sistêmico fornece uma resposta para lidar com essa complexidade. Suas metodologias podem aplicar-se em diversas possibilidades de atuação na sociedade, não se referindo somente às especialidades profissionais reconhecidas pelo mercado, tais como design de produto, design gráfico, design de interfaces, etc.
Mas o que significa design sistêmico?
Peter Jones, professor na OCAD University no Canadá, descreve o design sistêmico como “uma metodologia que leva o design, que é centrado no homem, a sistemas complexos de serviços com vários stakeholders. Ele se adapta a partir de competências conhecidas de design - raciocínio de forma e processo, métodos de pesquisa social e generativa e práticas de desenho e visualização - para descrever, mapear, propor e reconfigurar serviços e sistemas complexos.”
Se quisermos avançar em novos desafios - dos tipos que cruzam as fronteiras organizacionais e disciplinares - precisamos adotar uma abordagem fundamentalmente diferente. As abordagens antigas foram projetadas para navegar em um mundo que aos poucos deixa de existir. Elas se tornam cada dia mais passivas no mundo atual.
Como ir além do limite das abordagens atuais?
Você pode imaginar que não existe uma solução tipo bala de prata nem uma receita de bolo para todos esses desafios. Cada situação é única e a adaptação a um contexto em mudança é essencial para o sucesso. Mas fato é, que essas situações exigem uma mentalidade e um conjunto de ferramentas aberta, flexível e adaptável.
O campo de possibilidades do design sistêmico
Sistemática (uma ampla família de práticas de sistemas e abordagens de pensamento sistêmico) é um campo interdisciplinar para ver o mundo em termos de conexões e interações.
Design (uma ampla gama de práticas de design e abordagens de design thinking) é uma tradição interdisciplinar de aprendizado situado através da ação.
O projeto sistêmico não é um processo, mas um novo espaço para aproveitar a complexidade como um gerador de inovação e criação de valor. O design sistêmico pode nos ajudar a levar os interesses de diversas partes a uma ação coletiva. Pode ajudar a mudar o pensamento, os padrões e a cultura das organizações e até das sociedades. O projeto sistêmico nos permite operar além das condições atuais, sem ficar sobrecarregado pela complexidade.
Design é intenção
Design é a capacidade dos humanos de dar forma significativa às suas idéias. Na era atual, todo sistema do planeta está enredado em uma ação humana intencional. Tudo é design. Portanto, tudo pode ser redesenhado. A idéia de design nos desafia a olhar para tudo em nosso mundo com olhos novos e críticos, para que possamos ver suas falhas e corrigi-las tão logo possível. Nos desafia a ir além das meras críticas para começar a redesenhar um mundo melhor hoje. O design é uma maneira de fazer alterações intencionais, mesmo quando não há um estado final claro e acordado.
Sistemática é interdependência
Sistemática é a idéia de interdependência: redes de influência entre partes de um todo e seu ambiente. Interdependência significa que toda ação tem efeitos diferentes dos pretendidos. Como todo mundo sempre vê e age localmente, não há razão para esperar que a soma de nossas melhorias melhore o todo. A idéia de sistemas expõe a maneira como organizamos nossas sociedades. Maneira esta de que o conhecimento e a ação são promovidos quando os dividimos. Isso leva a separação entre teoria e prática, a fragmentação do conhecimento e a perda de sentido no trabalho.
A sistemática apresenta uma abordagem alternativa para melhorar situações complexas que têm grandes consequências para a maneira como interagimos.
Quando essas idéias são misturadas, o resultado é uma síntese verdadeiramente potente. Esteja você trabalhando na mudança climática global ou na cultura organizacional, o design sistêmico pode ajudar.
Como é o design sistêmico?

Por não ser uma estrutura, processo ou metodologia única, o design sistêmico pode parecer muitas coisas diferentes. O projeto sistêmico se aplica a desafios complexos em todas as escalas e em todos os campos. Ele permite que o designer consiga entender o cenário sem ficar sobrecarregado pela complexidade. Não é a soma das partes, mas o produto de suas interações que gera os recursos essenciais do projeto sistêmico.
Espero que esse texto sirva de inspiração para pensarmos diferentes abordagens em nossos projetos de design e também como forma de trazer mais clareza para aqueles que querem aplicar essas metodologias em seus processos / empresas porém ainda não sabem exatamente como fazê-lo. Conte conosco para esclarecermos e fazermos uma avaliação dessas possibilidades.
Mais informações no link abaixo:
Comments