As cores e nossas emoções
- Tchay Avila
- Jun 4, 2020
- 6 min read
Updated: Jun 23, 2020
"as cores afetam nossas emoções e nossas emoções afetam as cores que escolhemos. Por isso precisamos saber as mensagens que as cores transmitem para não errarmos na escolha e aplicação em produtos, branding, vestuário e também nas artes que criamos".
Guris e gurias, vocês sabiam que demoramos 90 segundos para criar uma impressão a respeito de um produto? E que na moda 85% dos consumidores acreditam que a cor é o fator principal na hora da compra? Estes são números bastante expressivos! Nossas emoções controlam as cores que escolhemos e as cores que escolhemos afetam nossas emoções - é basicamente um loop! Quanto queremos mudar nosso mood ou enviar alguma mensagem usamos nossas roupas para criar essas impressões.
Se você já me conhece, pessoal ou profissionalmente, você sabe que eu amo cores! Mas só isso não é suficiente quando se quer trabalhar com design! É saber as mensagens que as cores transmitem para não errarmos na escolha e aplicação em produtos, branding, vestuário e também nas artes que criamos.
Os principais grupos de cores e suas características
VERMELHO
O vermelho, sendo o maior comprimento de onda, é uma cor dominante. Está relacionado ao princípio masculino e pode ativar o instinto de "lutar ou fugir". Vermelho é a cor mais pura, sem sutileza. É estimulante e animado, amigável. Ao mesmo tempo, pode ser percebido como exigente e agressivo. Use vermelho quando quiser causar um efeito que se mistura entre potência e calor.
Embora não seja tecnicamente o mais visível, o vermelho tem a propriedade de chamar nossa atenção primeiro. Daí a sua eficácia nos semáforos em todo o mundo. Seu efeito é físico; isso nos estimula e aumenta nossa pulsação, dando a impressão de que o tempo está passando mais rápido do que é. Use a cor da paixão e do poder quando for convencer ou impressionar. Quaisquer tons brilhantes de vermelho chamam a atenção para a pessoa que os usa - as pessoas associam vermelho a energia, movimento e excitação.

AZUL
Azul é uma cor que acalma a mente. Do contrário do vermelho, que é uma cor física, ele tem um efeito mental.
Azuis mais escuros estimulam o pensamento e azuis mais claros e suaves acalmam a mente e ajudam na concentração. É a cor da comunicação clara. O azul é a melhor cor para usar em uma entrevista, porque transmite confiança e confiabilidade. Portanto, muitos uniformes de trabalho ou trajes de negócios são azuis. É frequentemente associado à inteligência, confiança, eficiência e tranquilidade, no entanto, pode parecer frio, sem emoção e hostil.
AMARELO
O comprimento de onda amarelo é longo e emocionalmente estimulante. O amarelo é a cor mais ativa, psicologicamente. Ele pode elevar nosso espírito e nossa auto-estima; é a cor da confiança e do otimismo. Porém cuidado! Usado em excesso ou o tom errado ele pode diminuir a autoconfiança e aumentar o medo e a ansiedade.
Amarelo representa alegria e riso. Estudos mostram que essa cor aumenta a produção de serotonina no cérebro, acelera o metabolismo e melhora o humor. Amarelo aumenta a concentração e atenção; portanto, é frequentemente usado em sites de publicidade e sinais de trânsito. Tons de amarelo são geralmente usados por pessoas ativas, criativas, sonhadoras e aventureiras que estão prontas para explorar e conquistar.
VERDE
Verde é uma cor agradável aos olhos, portanto é repousante. Posicionado no centro do espectro de cores, é a cor do equilíbrio: um atributo essencial.
Quando há muito verde ao nosso redor, significa que há presença abundante em água, há vida, tudo está em plenitude. Assim, a cor verde é tranquilizadora em um nível primitivo. Por outro lado, pode indicar estagnação e, se mal utilizado, será percebido como insosso e entediante. O verde pode deixá-lo de bom humor e melhorar o ambiente. A essência dessa cor vem de sua relação com a natureza, que traz paz e satisfação. As pessoas que vestem verde geralmente levam uma vida ativa e pública, são carinhosas e gentis.

VIOLETA
O menor comprimento de onda é violeta, geralmente descrito como roxo. Traz a consciência para um nível superior de pensamento, para os reinos da espiritualidade. O roxo é uma cor altamente introvertida e incentiva a profunda contemplação e meditação. Sempre esteve associado à realeza e comunica a mais excelente qualidade. Como é o último comprimento de onda visível antes do raio ultravioleta, está associado ao tempo e espaço e ao cosmos. O uso excessivo dessa cor pode incentivar a introspecção excessiva. O tom errado pode passar a sensação de algo barato. Portanto cuidado.
No passado, o roxo frequentemente representava a realeza, sofisticação, riqueza e luxo. Cleópatra era conhecida por ser louca pela cor roxa. Durante essa época apenas os ricos podiam usar esses tons.
Pessoas que usam roxo são criativas, perspicazes e têm um amor intrínseco à arte. Quem gosta de roxo geralmente tem uma personalidade mística, emocional, sensível, sonhadora, apaixonada e imprevisível.
LARANJA
Laranja é uma combinação de vermelho e amarelo; é estimulante física e emocionalmente. Concentra nossa mente em obter conforto físico - comida, calor, abrigo e sensualidade. É a cor da "diversão". Em excesso, o laranja pode dar uma sensação de frivolidade e falta de valores intelectuais sérios. É uma cor que estimula criatividade, calor, alegria e atração. Cuidado ao usar com preto! Essa combinação gera a sensação de privação.
Quem gosta de usar laranja é otimista, enérgico e alegre, sempre ansioso por mudanças. Embora corram riscos rapidamente, são ambiciosos e prudentes.
ROSA
Dado que é um tom de vermelho, o rosa nos afeta fisicamente, com um efeito calmante em vez de estimulante. Vale ressaltar que vermelho é a única cor que tem um nome totalmente separado para suas tonalidades. Por exemplo, tons de azul, verde, amarelo etc. são chamados simplesmente de azul claro, verde claro etc.
O rosa é uma cor significativa em termos de psicologia, representando o princípio feminino e a sobrevivência das espécies; é uma cor nutritiva. Uma quantidade excessiva de rosa pode ser física e psicologicamente desgastante. O rosa brilhante é frequentemente atribuído à sedução e também pode ser visto nos guarda-roupas e brinquedos infantis. Tons mais suaves e delicados de rosa são atraentes, representando a feminilidade máxima. Segundo os psicólogos, as pessoas que amam rosa são românticas, otimistas, apreciam a gentileza e o conforto acima de tudo.
CINZA
Cinza é a única cor que não possui propriedades psicológicas diretas. É supressivo. Quando nosso mundo fica cinza, somos instintivamente condicionados à introspecção. A menos que o tom exato esteja correto, o cinza tem um efeito de desmaecer as cores que são usadas com ele. Quando uma pessoa tem muitas roupas cinza, geralmente significa que elas querem permanecer invisíveis.
O cinza e seus tons são um símbolo de tranquilidade, dimensionalidade e maturidade. Muitos homens de meia-idade usam ternos cinza, enquanto as mulheres de idades mais avançadas usam vestidos cinza. Sendo esta uma cor neutra, é difícil caracterizar a pessoa que o veste: é uma cor versátil.
PRETO
O preto é a absorção de todas as cores, a ausência. Assim, suas implicações psicológicas são significativas. Essa “cor” comunica clareza absoluta, sem nuances delicadas. Retrata sofisticação, excelência e funciona particularmente bem com o branco. Ele dá a percepção de seriedade. O preto cria barreiras protetoras, absorvendo toda a energia que vem em sua direção e envolvendo em seu espectro. O preto é essencialmente a ausência de luz, nenhum comprimento de onda é refletido: pode ser ameaçador (como algumas pessoas que têm medo do escuro). De acordo com pesquisas no campo da psicologia, a cor preta é percebida como um indicador de prestígio, poder, seriedade e inteligência. Assim, em muitas universidades o manto de graduação é preto.
As pessoas que preferem usar roupas pretas são ambiciosas, cheias de propósitos, mas também sensíveis. Eles são emocionais e facilmente excitáveis, embora muitas vezes tentem se esconder.

BRANCO
Diferente do preto que é a absorção total, o branco é a reflexão total: a soma de todas as cores. Ele reflete toda a força do espectro em nossos olhos, e com isso também cria barreiras; mas diferentemente do preto, ele comunica algo como “não me toque, sou puro". O branco é pureza, é limpo, higiênico e estéril. Visualmente, o branco dá uma percepção aumentada do espaço. Ele simboliza liberdade, inocência e simplicidade. Esta é a razão pela qual muitas pessoas decidem comprar algo branco quando estão começando uma nova jornada em suas vidas.
A cor branca atrai pessoas confiáveis que amam a liberdade e são otimistas em relação à vida. Essas pessoas são elegantes e organizadas em tudo o que fazem, gostam de novos começos e buscam a perfeição. É uma cor que se adapta a diferentes personalidades, é neutro e raramente repele os outros.
CASTANHO
O marrom é uma mistura de vermelho e amarelo com uma grande porcentagem de preto. Consequentemente, tem a mesma seriedade que o preto mas é mais quente e suave. Marrom é a cor da terra. Assim, descreve confiabilidade, força e estabilidade. É assim que outras pessoas percebem pessoas que costumam usar tons de marrom.
Quem usa essa cor costuma ser conservador e ter respeito pelas tradições. Gostam de estabilidade e buscam força em tudo.
Abaixo coloquei um infográfico resumindo esses conceitos e também aproveitei para dar exemplos de marcas e logos que usam cada cor!

Espero que tenham gostado desse conteúdo. Deixe seus comentários e sugestões aqui embaixo! Me fala qual a cor que tu mais gosta e por que ela é tão especial para ti.
Commentaires