6 lições que aprendi ao mudar de profissão aos 30!
- Tchay Avila
- Dec 10, 2020
- 3 min read

Você se sente preso a um emprego ou carreira que esgota sua energia e suga sua vida? Você sente que algo está faltando? Como se você quisesse mais, mas não tem ideia por onde começar?
Acredite, eu te entendo!
Não faz muito tempo, eu estava exatamente onde você está e não vou mentir - não foi divertido. É angustiante sentir que é muito tarde para mudar de carreira e, mesmo que pudesse fazer a mudança, não teria ideia de por onde começar.
Então, você adia e tenta aceitar que esse é o caminho que você escolheu e agora você tem que engolir e aproveitar ao máximo.
Ok, pode parar aí mesmo!
Em primeiro lugar - nunca é tarde para começar algo novo, mudar de direção ou girar totalmente a sua carreira (ou vida).
Você tem dons que estão esperando para serem expressos, e quando você suprime e ignora seus dons naturais e deixa de usá-los, sussurros silenciosos de sua alma ficam mais altos. A verdade é que a vida é muito curta para se contentar com uma carreira e um trabalho pelo qual você não está encantado.
Como posso saber tudo isso?
Porque não há muito tempo essa era eu!
Eu estava presa em uma carreira sem alma, sentindo-me estagnada por minhas crenças limitantes de que estava muito velha para mudar de profissão e que não poderia ganhar dinheiro fazendo algo que tivesse um propósito maior para mim.
Graças a um empurrãozinho do destino - leia-se uma demissão em massa na empresa que trabalhava - decidi aproveitar essa oportunidade para mergulhar fundo naquilo que tem minha alma.
Trabalhei nessa transição desde o primeiro dia em que não precisei mais “bater ponto”, lancei meu site, defini os pilares do meu negócio e coloquei as mãos na massa!
Estou navegando com sucesso em uma mudança de carreira com um propósito alinhado com meus princípios e dons naturais, fazendo um trabalho que acredito! Tudo isso aos 30 anos!
As maiores lições que estou aprendendo nessa jornada eu compartilho aqui com você!
# 1. Aproveite todas as oportunidades que você tem para aprender uma lição!
Não menospreze nem mesmo as pequenas experiências, conselhos e exemplos do que fazer e do que não fazer. Somos como caixas de ferramentas e cada novo conhecimento adquirido é uma nova ferramenta na nossa caixa. Nunca se sabe quando iremos precisar, mas posso garantir que quando você menos esperar irá fazer bom uso. Esteja atento!
# 2. Coloque as ideias em prática: erre rápido, corrija rápido!
Não tenha medo de errar pois é impossível acertar todas e tenha a certeza que os erros virão com o tempo. Então, encare-os como um aprendizado. Isso diminui a pressão sobre você mesmo.
# 3. Seja grato por sua jornada!
Tudo que fazemos é base para nosso desenvolvimento! Então seja grato por esse momento que você está vivendo (bom ou ruim), pois ele irá ajudar a moldar o teu futuro.
Aprendi que a longo prazo a maioria dos acontecimentos de nossas vidas viram lembranças de lições que aprendemos, por isso não se preocupe se atualmente a jornada parece difícil.
# 4. Não espere que seja linear!
Isso é uma expectativa fantasiosa que vai gerar frustrações.
Altos e baixos são parte do processo.
# 5. O sucesso não vem da noite para o dia!
Quanto mais você se mostrar e superar cada obstáculo em seu caminho, mais autoconfiança e resiliência você construirá.
Em nossa cultura de gratificação instantânea, esperamos ver resultados imediatamente. E se não o fizermos, pensamos que há algo errado ou falhamos. Este é um grande equívoco!
# 6. Assuma o risco - mas seja estratégico.
Planejar suas estratégias irá te ajudar a navegar com facilidade nessa transição. Eu considero a parte mais importante de todas!
Agora escrevendo esse artigo, lembrei de um aprendizado BÔNUS! Talvez uma das lições mais importantes, para falar a verdade...
A lição #7.
Tenha uma rede de apoio!
O provérbio africano diz que "é preciso uma vila para criar uma criança". Ele faz todo sentido e impulsionou o conceito da rede de apoio. É a ideia de você deve ter um grupo de pessoas com quem contar, um suporte para que você possa respirar, conversar, trocar ideias.
Mudar de carreira é definitivamente desafiador, mas absolutamente vale a pena. Durante muito tempo eu pensei que não teria outras chances de fazer essa mudança. As contas chegando pelo correio, a faculdade financiada (que eu ainda pago todo mês até 2022), seguro do carro, gasolina, alimentação...
Sim, as obrigações da vida adulta as vezes parecem nos sugar - eu mesma só conseguia ver essa realidade na minha frente. Quando fui demitida, calculei meus direitos e as poucas economias que havia feito, percebi "aquela luz no INÍCIO do túnel".
Nenhum fim vem sem um começo - somente a morte! Espero que meus aprendizados possam ajudá-lo a navegar neste caminho com facilidade, confiança e otimismo.
Me contem das experiências e sonhos de vocês, você tem pensado em fazer grandes mudanças em 2021?
Abraços
Tchay Avila
Comments